A prova do ENEM já é conhecida de todos os estudantes que desejam entrar em uma faculdade, mas a
prova de inglês ainda gera bastante dúvida. As questões de provas passadas
foram, basicamente, de interpretação de texto e tinham um nível médio de dificuldade.
A gramática não foi cobrada de maneira explícita, apenas como ferramenta para a
compreensão do que estava no texto. Consegui alguns posts relativos a dicas para
leitura, já que a prova consiste basicamente na compreensão de textos. Veja,
então, estratégias de leitura.
ESTRATéGIAS
DE LEITURA
Skimming - Leitura rápida de um texto para se ter uma impressão geral sobre o
assunto. É uma estratégia que exige observação das informações visuais que
acompanham o texto (Título, subtítulo, autor, fonte, data, distribuição gráfica
do texto, gráficos, tabelas, pinturas, fotografias). Tais informações dão dicas
para predição (inferência) do tema do texto e acrescentam novas informações
e/ou resume o texto.
Scanning - Permite ao leitor localizar informações específicas, sem recorrer à
leitura linear do texto. É portanto uma leitura rápida em que os olhos do
leitor percorrem o texto para selecionar as idéias que realmente lhe
interessam, ou que são mais enfatizadas. Citações em parênteses, em negrito,
grifadas ou escritas com outro tipo de fonte devem ser observadas. Essa técnica
ajuda na interpretação no texto e na compreensão para as respostas. Se desejar,
o aluno pode ler as questões antes de fazer o skimming, pois assim ele
irá selecionar mais facilmente o que for mais importante para responder àquelas
questões.
Inferência - Inferir significa fazer uso dos níveis lingüísticos: sintático,
semântico e léxico; a fim de deduzirmos o significado de uma palavra através do
contexto (palavras vizinhas) e assim não recorremos de imediato ao dicionário.
(Na compreensão geral pode-se estudar as classes gramaticais: substantivos,
adjetivos, preposições, verbo, etc.).
Prediction - Nesta estratégia de leitura, o leitor lança mão principalmente do seu
conhecimento próprio, através de sua experiência de vida, e também, através de
informação lingüística e contextual. Um exemplo são os cognatos. Muito comuns
entre a língua inglesa e o português, os cognatos são termos de procedência
grega ou latina bastante parecidos tanto na forma escrita como no significado.
Seria interessante o aluno notar que os cognatos podem ser:
Idênticos - radio, piano, hotel, rude, nuclear, social, capital...
Bastante parecidos - gasoline, information, influence, population,
history...
Vagamente parecidos - electricity, responsible, stable, explain,
activity, valuable...
Além disso, o próprio conhecimento do aluno sobre o assunto é muito
importante no Prediction:
a) Contexto Semântico - conjunto de palavras que forma o contexto
imediato no qual a palavra desconhecida está inserida.
b) Contexto Lingüístico - grupo de pistas que nos dirá se a palavra é um
substantivo, um adjetivo ou um verbo.
c) Contexto não Lingüístico - conjunto de gravuras, gráficos, tabelas,
números, diagramas, etc., que nos ajudará a predizer o conteúdo de um texto.
d) Conhecimento sobre a estrutura de textos - título, subtítulo, divisão
do texto em parágrafos, numeração de tópicos, etc., poderão ajudar a predizer o
conteúdo de um texto.
e) Grupo Nominal -
grupo de palavras relacionadas entre si. Pode ser formado de palavras cognatas,
de cognatos falsos ou não. Num grupo nominal encontramos a núcleo (headword) e
os modificadores (modifiers). A interpretação correta dos grupos nominais é
relevante para que o leitor possa entender o texto adequadamente. Por exemplo,
sabemos que os adjetivos surgem antes dos substantivos e seguem uma ordem. É
necessário, porém, que o leitor fique atento ao fato de que a língua portuguesa
e a língua inglesa possuem peculiaridades diferentes na formação estrutural
desses grupos nominais. Exemplos: useless medical research (pesquisa médica
inútil); a lot of tragic accidents (muitos acidentes trágicos) based on comic
and ordinary situations (baseados em cômicas e comuns), etc
Empenhem-se desde já!
“ No Pain, No Gain” – “ Sem empenho , não há
recompensa”
Bons Estudos!
Teacher Clarice J
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